quinta-feira, novembro 09, 2006

Arquivo aulas teóricas 2004

Arquivo 2004 - Aulas Teóricas



Sergio Fingermann


Artista citado : Edward Hopper ( 188261967) – “ Teve um inicio ligado ao impressionismo. O tema em seus trabalhos é o segundo plano – o que importa é o meio de expressão. Há um sentimento em seus trabalhos que provocam, não o deleite, mas o vazio, o estranhamento, ele limpa, tira o afeto. A luz causa mal estar, congelamento. A coisa é vista pelo ato de pintar. O sol nele é frio, distante. Os objetos não são tratados como fazem os impressionistas. Os momentos são congelados, causam mal estar, vazio. Olhar que leva a distância.

Há vários tons de sombras, é uma pintura contemporânea – atemporal- trazem o estado de sonho, alheamento.

Pintor construtor – humanista, denuncia a vida, as virtudes da pintura, mostra o que não é narrado, traz a questão metafísica de transcendência.”


Comentários:
Hopper, aos 24 anos, foi a Paris e descobriu a poesia de Baudelaire, cuja obra leu e recitou a vida inteira, e essa paixão não é difícil de entender, para alguém preocupado com a solidão, a vida urbana, a modernidade, pela dor e pela noite, temas sugeridos em seus trabalhos.
“As figuras parecem estar sempre longe de casa, sozinhas, olhando para uma xícara com os pensamentos para seus problemas, num gesto introspectivo, vulneráveis, com a carga de sentimentos estampados em seus gestos. Estão sempre em lugares transitórios, impessoais, anônimos, como alguém que chega numa estação e espera , e os lugares abertos, amplos tornam-se medonhos de silêncio.” ( sensações que tenho quando olho para os quadros de Hopper,)

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